Skip to main content
Bootcamp de programação

Apêndice Testes de Usabilidade Alura Cursos Online

By 2023-12-055 4 月, 2024No Comments

A partir disso, preparei um roteiro de tarefas para ser conduzido durante o teste, que foi realizado com 5 usuários, representativos da persona. O teste pode ser realizado tanto para avaliar um novo produto/serviço ou um produto/serviço já existente e que necessite melhoria. Geralmente é feito um roteiro de tarefas que serão passadas aos usuários para realizarem, enquanto o analista (UX designer) observa, ouve e anota. Se antes os testes costumavam ser feitos apenas depois da finalização do projeto, hoje é possível automatizar a parte de QA para que ela ocorra em conjunto com o processo de desenvolvimento. Isso porque, de acordo com a empresa americana de software Compuware, somente 16% dos usuários dão uma segunda chance a um aplicativo que não funcionou. Porém, outra empresa americana, a Apigee, apresenta dados ainda mais preocupantes, pois segundo ela, 44% dos usuários deletam um app imediatamente se ele não funcionar de maneira adequada.

testes de usabilidade

Há muitos modelos para escolher, mas para a análise de tarefas, é geralmente mais fácil começar com um fluxograma. O objetivo do teste de usabilidade é revelar áreas de confusão, e descobrir pontos problemáticos na jornada do cliente, para destacar oportunidades de melhora e de otimização da experiência geral do usuário. A avaliação da usabilidade busca medir https://tysonsqpm67778.jaiblogs.com/53076254/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego a funcionalidade prática do produto, especificamente a eficiência com que um usuário conclui uma meta predefinida. Um teste de usabilidade moderado é administrado por uma pessoa, um pesquisador ou um UX Designer, o qual pode responder e fazer perguntas ao usuário. Além disso, ele introduz o teste ao participante e dá as explicações de como ele funcionará.

Mais de 20 perguntas a serem feitas em testes de usabilidade—e quando fazê-las

Para preservar a integridade dos resultados de seus testes de usabilidade, adote uma abordagem intencional e metódica para os testes. O uso de alguns desses checklists e modelos lhe dá uma vantagem inicial para um estudo de usabilidade organizado e eficaz. Neste capítulo, reunimos 12 modelos, checklists, e roteiros de testes de usabilidade que você pode usar para tornar seu plano de implementação de teste de usabilidade o mais eficaz possível. Faça perguntas abertas e não direcionadas para obter informações sobre os requisitos, comportamentos, metas e frustrações de seus usuários.

É importante tentar deixar o participante o mais à vontade possível, pelo motivo que acabamos de pontuar. Entretanto, é bastante comum o usuário ficar com a sensação de que é ele quem está sendo testado e não a interface ou o produto. Para criar um script de teste de usabilidade é importante planejá-lo com antecedência. Dessa forma, um maior número de participantes só trará repetição de resultados e nenhum dado mais relevante do que se fosse feito com menos pessoas.

Remotos não moderados

Com o aumento da sua procura, e o surgimento diário de novos profissionais focados nisso, ficou cada vez mais imprescindível investir em ter uma boa user experience, ou UX. O plano de melhorias deve levar em consideração as prioridades identificadas durante o teste e a capacidade da equipe de implementá-las. É importante definir prazos realistas para a implementação das melhorias e ter em mente que algumas delas podem exigir recursos adicionais, como tempo e orçamento. Isso lhe proporciona uma visão geral sobre como os seus concorrentes estão obtendo sucesso, e como você pode melhorar a experiência do cliente no seu site. Antes de iniciar o teste, é necessário estabelecer critérios de usuário e decidir quais tipos de participantes deseja incluir no seu teste.

  • Você pode exportar seu fluxo de tarefas com um fundo transparente, como um gráfico vetorial (SVG), ou como um PDF, entre outras opções.
  • Extraia números concretos dos dados para empregar a análise de dados quantitativos.
  • Em seguida, os pesquisadores coletam dados observando a jornada, e entrevistando os participantes após a conclusão dos testes.
  • Tanto nos testes moderados quanto nos não moderados, as ferramentas digitais registram a jornada e as respostas dos participantes para uma análise futura.

Parte da plataforma Hotjar, nossa ferramenta de gravações de sessão permite que você faça um “replay” das jornadas dos usuários que visitaram seu site. A UsabilityHub é uma plataforma de pesquisa de usuários e testes de usabilidade projetada para testes remotos. Embora esses testes não sejam estritamente testes de usabilidade, vale a pena mencioná-los, pois muitas equipes de produtos os utilizam para validar suas ideias de estruturação de sites. A UX Metrics é a plataforma ideal para validar a sua arquitetura de informações. Perfeito para os estágios iniciais do design do site, ela permite que você realize testes de cartão e testes em formato árvore, remotamente com os participantes.

Acessibilidade no design centrado no usuário: checklist de testes de usabilidade

Números como classificações e estatísticas o ajudarão a determinar onde estão os problemas mais comuns em seu site e qual é a gravidade deles. O teste não funcional é como testes funcionais; no entanto, a principal diferença é que essas funções são testadas sob carga para o desempenho do observador, confiabilidade, usabilidade, escalabilidade, etc. Testes não funcionais, como testes de carga e estresse, normalmente são realizados usando ferramentas e soluções de automação, como o LoadView. Além dos testes de desempenho, os tipos de testes não funcionais incluem testes de instalação, testes de confiabilidade e testes de segurança. O teste de usabilidade é um processo com o objetivo de experimentar como é o acesso a um software, aplicativo ou site.

Essa etapa de Quality Assurance, na área de TI, é realizada antes da entrega do produto para o cliente. Após a entrega, o que ocorre é o conhecido Controle de Qualidade (Quality Control). Se sua videoconferência envolver mais de um usuário, há um limite de tempo de 40 minutos para contas gratuitas.