Skip to main content
Bootcamp de programação

Front-end e back-end: conceitos, aplicações e diferenças

By 2021-09-248 4 月, 2024No Comments

Aprenda HTML e CSS com o nosso guia de introdução, vamos explorar o básico de como criar páginas web usando HTML e CSS. Os trabalhadores do segmento podem trabalhar em diversos casos, seja com desenvolvimento de aplicativos, engenharia de softwares, ciência de dados e análise de bancos de dados. No caso, se serão voltadas ao desenvolvimento de sistemas online, é aí que aparece o desenvolvedor Front-End e Back-End. Front-end e back-end são duas áreas distintas da programação, que trabalham juntas para criar uma aplicação web. O front-end é a camada da aplicação que o usuário final interage diretamente, enquanto o back-end é responsável pelo processamento dos dados e pela lógica do aplicativo.

Esse tipo de problema é resolvido pelo back-end e o aconselhável é que faça isso o mais rápido possível, pois um problema assim compromete a experiência do usuário e todo o objetivo da empresa. Mas, se pedir para inserir uma funcionalidade ou mesmo criar um atalho que facilite a inserção de funções no seu site, precisará de um especialista em back-end — sobre o qual falaremos a seguir. Ou seja, ele envolve tudo que as pessoas que visitam o seu site podem ver e interagir.

Desenvolvimento Frontend

Front-end e back-end são termos amplos que agrupam logicamente as diferentes tecnologias e camadas de software de qualquer aplicativo. O termo front-end se refere à interface gráfica do usuário (GUI) com a qual as pessoas interagem, como menus de navegação, elementos de design, botões, imagens e gráficos. Em termos técnicos, uma página ou tela que o usuário vê com vários componentes da interface https://disqus.com/by/tumpa54dfg/about/ do usuário é chamada de modelo de objeto de documento (DOM). O front-end é o que seus usuários veem e inclui elementos visuais, como botões, caixas de seleção, gráficos e mensagens de texto. O back-end consiste nos dados e na infraestrutura que fazem sua aplicação funcionar. Em geral, desenvolvedores de back-end tendem a ter salários mais altos do que desenvolvedores de front-end.

  • Ele permite que você aplique estilos a páginas da web e que você faça isso independentemente do HTML.
  • O front-end é a área do desenvolvimento web que cuida de toda a parte visual de um projeto, incluindo a estrutura do site, elementos, usabilidade externa, menus, páginas de captura, imagens e vídeos, entre outros aspectos.
  • Ou seja, gerencia o processamento e o envio de dados ao servidor e a conexão com o banco de dados.
  • Além disso, você também pode encontrar materiais gratuitos no site e no YouTube, como artigos, tutoriais e e-books, que podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o mundo da programação.
  • Também é aplicado em áreas como análise de dados, aprendizado de máquina e ciência de dados, devido à sua grande quantidade de bibliotecas e ferramentas específicas.

É importante ressaltar que essas áreas se encontram e dependem uma da outra para conseguir construir um aplicativo completo. É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de sites modernos e responsivos, e é compatível com todos os navegadores modernos. O HTML é uma linguagem relativamente simples, mas https://www.anobii.com/en/0149b75c72ccbabc8c/profile/activity é essencial para o desenvolvimento de qualquer site. Habilidade em comunicação e trabalho em equipe também são importantes, assim como são para o desenvolvedor back-end. Por causa dessas atribuições, é bastante comum que as pessoas confundam as funções de Dev Front-end com as atividades de designer.

Fluency e Awari estão oficialmente juntas e prometem transformar o panorama educacional e profissional, unindo cursos…

Eles também entendem a segurança do código e como usar ferramentas, plataformas e estruturas de desenvolvimento de aplicativos. É muito popular no desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), sistemas de gerenciamento de bancos de dados e outras aplicações web. Em conjunto https://www.bseo-agency.com/fariya354dfg com o MySQL, o PHP é amplamente usado para criar aplicativos web completos com funcionalidades de gerenciamento de conteúdo e comércio eletrônico. É claro que o trabalho de um desenvolvedor back-end e front-end não se resume apenas às linguagens, existem ainda ferramentas de framework, bibliotecas, estruturas e softwares.

front end e back end diferença

Pode controlar propriedades como cores, fontes, tamanhos, espaçamentos e posicionamento. A capacidade de separar o conteúdo da apresentação é uma das principais vantagens do CSS, permitindo alterações visuais sem modificar o HTML subjacente. As tags HTML fornecem a estrutura básica para textos, imagens, links e outros elementos visuais. Em essência, o front-end é a face do sistema, proporcionando a experiência direta ao usuário durante a navegação.